an contador EnergyOT | The Energy Of Things



FAQ

Disponibilizamos-lhe, neste espaço, um vasto conjunto de respostas a perguntas que consideramos serem aquelas que nos são colocadas com maior frequência. Se não conseguir encontrar uma resposta para a sua pergunta, certifique-se que entra em contacto conosco através do formulário em baixo.


Questões Gerais

EnergyOT é o nome de uma gama de dispositivos de desenvolvimento para medição remota de certos parâmetros físicos ligado à internet por wireless e enviando os dados para a sua conta pessoal (no my.eot.pt).

Os dispositivos EnergyOT podem ser adquiridos na secção "comprar" deste website através de paypal.

As comunicações são protegidas e os seus dados são guardados numa plataforma da digital ocean.

Nós somos grandes apoiantes da comunidade maker/hacker, por essa razão os nossos dispositivos são reprogramáveis e disponibilizamos na nossa página do github acesso a versões open source de firmware de exemplo, bem como uma versão open hardware da pcb.

Na secção de Downloads estão as aplicações necessárias para configurar os dispositivos EnergyOT.

Quer dizer Energia das coisas (Energy of Things). Uma analogia com a Internet of Things que é algo chamado a dispositivos ligados à internet, como neste caso.

EnergyOT Óptico

A versão EnergyOT Óptico (Disponivel Agora) permite-lhe monitorizar com precisão o seu consumo de eletricidade bastando para isso colar o sensor fornecido no led do seu contador de electricidade de casa, alimentar o EnergyOT Óptico e configurá-lo para a sua rede de internet de casa.

A versão EnergyOT Óptico utiliza o led que pisca nos contadores de energia digitais e que indica os impulsos/Kwh para monitorizar em tempo real o seu consumo de eletricidade. Posteriormente pega nesta informação e envia-a para a sua conta no my.eot.pt.

Este dispositivo só funciona com contadores digitais, ou contadores que tenham o led (impulsos/Kwh) sobre o qual o sensor é colado como se pode ver em baixo:

Alguns dos modelos com o qual o EnergyOT Óptico é compatível são:

  • Actaris ACE2000,
  • Actaris ACE3000,
  • Actaris ACE5000,
  • Iskra ME162,
  • Iskra ME172,
  • Janz C240E1,
  • Sagem CX1000,
  • Sagem CX2000,
  • Landis & Gyr Domestic,
  • SDC digital,
  • etc…

Mas qualquer outro contador com um led indicativo de (impulsos/Kwh) funciona com o nosso dispositivo. Para o caso de contadores de energia analógicos ou sem o led (impulsos/Kwh) precisa de adquirir o EnergyOT Analógico.

Precisa de ter acesso a uma wireless e uma tomada de alimentação próxima do dispositivo EnergyOT.

Para instalar o EnergyOT Óptico só precisa de colar o sensor na tampa de fora do contador de eletricidade por cima do led de impulsos/kwh, não irá mexer em fios nem nada ligado à eletricidade. Desta forma não é necessário recorrer a um técnico, mas esta é uma questão da inteira responsabilidade do utilizador.

Pode sempre pedir ao seu forneceder de energia para trocar o seu contador, alegando que quer mudar tarifario ou que pretende colocar energia solar. Esta troca é gratuita.

Pode adquirir um contador de energia com led de impulsos para o seu quadro electrico como este por exemplo. Nestes casos aplica o sensor do EnergyOT no led de impulsos deste dispositivo.

Pode adquirir um contador de energia com led de impulsos para o seu quadro electrico como este por exemplo. Nestes casos aplica o sensor do EnergyOT no led de impulsos deste dispositivo, mas atenção porque esta instalação requer um técnico especializado.

Na EnergyOT executamos este tipo de instalação, no entanto tem de requisitar uma cotação para o email (contact@eot.pt) porque os valores variam com o tipo e potência da instalação eléctrica. Como valor de referência, numa típica instalação monofásica de 6,9kVA o sistema EOT sem instalação é de 115€.

Pode adquirir um contador de energia com led de impulsos para o seu quadro electrico como este por exemplo. Nestes casos aplica o sensor do EnergyOT no led de impulsos deste dispositivo.

Pode adquirir um contador de energia com led de impulsos para o seu quadro electrico como este por exemplo. Nestes casos aplica o sensor do EnergyOT no led de impulsos deste dispositivo, mas atenção porque esta instalação requer um técnico especializado.

Na EnergyOT executamos este tipo de instalação, no entanto tem de requisitar uma cotação para o email (contact@eot.pt) porque os valores variam com o tipo e potência da instalação eléctrica. Como valor de referência, numa típica instalação monofásica de 6,9kVA o sistema EOT sem instalação é de 115€.

O EnergyOT Óptico tem uma das maiores resoluções do mercado, dando-lhe uma resolução de 15 segundos.

Não se consegue mudar o que não se conhece. Em um nível muito básico, o EnergyOT ajuda-o ficar sensibilizado sobre o consumo de energia em sua casa ou empresa. Para ser mais específico, vamos compartilhar algumas ideias sobre como o EnergyOT pode ajudá-lo a poupar.

1) Compreender a sua baseline (os seus aparelhos sempre ligado): Todos nós temos uma baseline. Isto significa que uma parte do nosso consumo é constante 24/7. Conhecendo esta carga de base e vendo em tempo real os efeitos que tem desligar certos aparelhos pode encontrar consumidores de energia fantasma.

2) Os custos de eletrodomésticos: Outra maneira que o EnergyOT pode ajudar a poupar é mostrando-lhe o consumo real de electrodomésticos. Isso pode ajudá-lo a descobrirquanto é que efectivamente lhe custa por mês um determinado aparelho ou se este precisa de ser corrigido ou alterado nos casos em que o consumo é estranho. Por exemplo, Uma máquina de café média consome cerca de 800 watts durante uns segundos. Se você perceber que a sua máquina de café está a consumir 1600 watts, este poderá ser um bom indicador de que há algo errado.

3) Monitorizar sua casa: O EnergyOT pode ajudar a garantir que todos os seus aparelhos estão desligados antes de ir para a cama, ou estiver fora de casa. Tem medo de se ter esquecido do ferro de engomar ligado? Aceda ao my.energyOT e confirme se tá tudo bem!

EnergyOT Ambiente

A versão EnergyOT Ambiente permite-lhe monitorizar a temperatura e a humidade do meio onde se encontra, bem como ter uma referência da luminosidade.

O EnergyOT Ambiente usa um sensor de humidade e temperatura colocado de lado no dispositivo para avaliar estas grandezas e um fotodiodo no topo para dar uma referência da luminosidade da divisão onde se encontra instalado.

Precisa de ter acesso a uma rede wireless e uma tomada de alimentação próxima do dispositivo EnergyOT que é alimentado com um transformador micro USB.

Não, não há risco nenhum em instalar o dispositivo EnergyOT Ambiente.

O EnergyOT Ambiente tem uma resolução de 1 minuto.

EnergyOT Temperatura

A versão EnergyOT Temperatura permite-lhe monitorizar a Temperatura do que quiser online, sejam quartos, salas, arcas refrigeradoras, fornos, o que for. Podendo inclusive definir alarmes online caso a temperatura a monitorizar varie da gama de temperaturas por si definidas.

O EnergyOT Temperatura usa um sensor de temperatura para avaliar a temperatura do que desejar. Este sensor tem de ser colocado na zona quer monitorizar, por exemplo dentro da arca frigorifica.

Precisa de ter acesso a uma rede wireless e uma tomada de alimentação próxima do dispositivo EnergyOT que é alimentado com um transformador micro USB.

Não, não há risco nenhum em instalar o dispositivo EnergyOT Temperatura.

A resolução do EnergyOT Temperatura é de 1 minuto.

EnergyOT CO2

A versão EnergyOT CO2 permite-lhe monitorizar o CO2 em ppm's.

O EnergyOT CO2 usa um sensor de infravermelho não dispersivo para avaliar os níveis de CO2 da divisão onde se encontra instalado.

Precisa de ter acesso a uma rede wireless e uma tomada de alimentação próxima do dispositivo EnergyOT, que é alimentado com um transformador micro USB.

Não, não há risco nenhum em instalar o dispositivo EnergyOT CO2.

O EnergyOT CO2 tem uma resolução de 1 minuto.

Entregas e Garantia

Depois de adquirido online, o dispositivo deve demorar entre 8 a 10 dias uteis a chegar ao destino em Portugal Continental, mais 2 dias no caso das ilhas.

Sim, tenha no entanto em conta que terá de suportar as despesas de envio associadas e os tempos de entrega serão maiores.

Pode, mas tenha em conta que tem uma janela muito pequena para nos contactar e cancelar a compra entre recebermos o pedido e enviarmos a encomenda, a partir do qual será tarde.

Os dispositivos EnergyOT que nos comprar é coberto pela garantia por um período de um (1) ano a partir da data em que o EnergyOT lhe é entregue.

Genoa Spark, lda., uma corporação registrada sob as leis de Portugal, garante que este hardware ("EnergyOT") está livre de defeitos de materiais e fabricação quando usados de acordo com as nossas diretrizes publicadas (a "Garantia") por um período de um (1) ano começa a partir da data em que o EnergyOT lhe é entregue (o "Período de Garantia").

LIMITAÇÕES DE GARANTIA. Esta garantia não se pode prolongar para além do PERÍODO DE GARANTIA. ATÉ AO LIMITE PERMITIDO POR LEI, ESTA GARANTIA E OS RECURSOS ESTABELECIDOS AQUI SÃO EXCLUSIVOS E ESTÃO NO LUGAR DE TODAS AS OUTRAS GARANTIAS, RECURSOS E CONDIÇÕES, SEJA ORAL, POR ESCRITO, LEGAIS, expressas ou implícitas. Nós assumimos todas as condições estatutárias e IMPLÍCITAS, INCLUINDO, SEM LIMITAÇÃO, GARANTIAS DE COMERCIALIZAÇÃO E ADEQUAÇÃO A UM DETERMINADO FIM, GARANTIAS DECORRENTES DO PRÁTICA, USO COMERCIAL E GARANTIAS CONTRA DEFEITOS OCULTOS OU LATENTES, ATÉ AO LIMITE PERMITIDO POR LEI. Na medida em que tais garantias não PODEM SER RENUNCIADOS, limitamos a DURAÇÃO E soluções de tais garantias ao período de garantia, e, conforme nosso critério. O QUE FAREMOS SE A GARANTIA É VIOLADA Se, durante o Período de Garantia, você enviar uma reclamação válida para nós, vamos, a nosso critério exclusivo e sem custo, (i) reparar o EnergyOT usando peças novas ou usadas anteriormente que sejam equivalentes aos novos em desempenho, e devolver o EnergyOT reparado para si, ou (ii) enviar-lhe um EnergyOT substituto. Quaisquer reparos ou substituições são garantidas pelo restante do período da garantia inicial.

COMO OBTER O SERVIÇO DE GARANTIA. Para obter o serviço de garantia dentro do período de garantia, você deve devolver o EnergyOT, com envio pago, com uma cópia do recibo de venda ou outra prova de compra que mostre a data de venda e/ou data de entrega na morada fiscal da empresa. No caso do seu EnergyOT precisar ser atualizado ou reparado, você deve contactar-nos antes de enviá-lo para nós.

O QUE ESTA GARANTIA NÃO COBRE. Esta garantia não se aplica:

1. A danos causados pela operação do EnergyOT fora de nossas diretrizes publicadas;

2. Para os danos causados por operação imprópria ou armazenamento, uso indevido, abuso, acidente ou negligência, o contato com líquidos, humidade extrema ou calor, contato com areia, sujidade, comida ou semelhantes, incêndio ou outra causa externa, ou quaisquer outros atos que estão fora do curso de utilização normal do consumidor;

3. Para danos causados pela modificação ou reparação ao EnergyOT por alguém que não seja um dos nossos representantes autorizados, incluindo modificações de software / firmware;

4. Quando os números de série ou etiquetas de produtos tenham sido removidos, alterados ou apagados, os selos forem quebrados, ou se houver qualquer outra evidência de adulteração com o EnergyOT;

5. Se você não conseguir apresentar o comprovativo de compra ao solicitar serviço de garantia;

6. Para defeitos causados por desgaste normal ou de outra forma, devido ao envelhecimento normal do EnergyOT;

7. Para danos causados durante o transporte (tais reclamações devem ser apresentadas diretamente à empresa de transporte);

8. Para dispositivos EnergyOT comprados a terceiros; ou

9. Quando o dano é puramente estético, incluindo, mas não limitados a arranhões, mossas ou deterioração do acabamento da superfície.

As alterações de projeto Reservamo-nos o direito de alterar ou melhorar o design do EnergyOT sem notificação prévia dos utilizadores. Alterações de design não serão implementadas retroativamente, e quaisquer alterações de design em produtos futuros não implica a disponibilidade de uma atualização para as unidades existentes.

LIMITAÇÃO DE RESPONSABILIDADE. EXCETO CONFORME PREVISTO NESTA GARANTIA E NA MEDIDA DO PERMITIDO POR LEI, NÃO SOMOS RESPONSÁVEIS POR QUALQUER DANO ESPECIAL, DIRETO, INDIRETO, DANOS CONSEQÜENTES OU INCIDENTAIS, INCLUINDO QUAISQUER DANOS POR PERDA DE DADOS OU PERDA DE LUCROS, OU POR QUALQUER DANO, PERDA OU DANOS SOFRIDOS POR QUALQUER PESSOA OU PROPRIEDADE, QUE PODEM RESULTAR DO ENERGYOT DEIXAR DE FUNCIONAR CORRECTAMENTE A QUALQUER MOMENTO, INCLUINDO, SEM LIMITAÇÃO, DANOS DECORRENTES DO USO, IMPOSSIBILIDADE DE USO OU DA FALTA DE PRECISÃO DO ENERGYOT.

FORA DE PORTUGAL. Em outros países, os termos e condições desta garantia podem ser diferentes. A menos que haja uma garantia específica comunicada, por escrito, por nós, não existe garantia ou responsabilidade além dos requisitos mínimos impostos pela lei de Portugal, mesmo que o defeito, dano ou perda sejam decorrentes de negligência ou de outros atos.